Déjà vu é uma reacção psicológica em que transmitidas ideias de que já esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, etc. O termo é uma expressão da língua francesa que significa, literalmente, já visto.
A reconstrução do pós-guerra fez-se sob o signo e solidariedade mas, também, do antagonismo. Transformados em superpotências, os EUA e a URSS procuraram estender as suas áreas de influência e assumem uma rivalidade declarada. (...) Os dois países confrontam duas ideologias e duas formas de vida opostas: o modelo capitalista e o modelo socialista - neste mundo bipolar afirmam-se novos interlocutores."
- À semelhança do 1º pós-guerra, a Alemanha, de novo vencida, viu-se humilhada, a par do Japão;
- Reino Unido e França estavam dependentes de ajuda externa e empobrecidas;
- Ascendiam os EUA (1ª potência mundial) e a URSS.
A história repete-se: após as conferências de Ialta e Potsdam, para as quais os países vencidos não foram convocados - apenas os Aliados o foram - ficaram decididos os seguintes pontos:
- Definidas as fronteiras da Polónia;
- Estabelecida a divisão provisória da Alemanha - em 4 áreas de ocupação, geridas pelas 3 potências conferencistas e França;
- Decidida a conferência que iria preparar a ONU - Organização das Nações Unidas;
- Estipulado o supervisionamento dos Governos de Leste;
- Estabelecido o montante de 20 000 milhões de dolares a pagar pela Alemanha, aos países lesados.
Nota: A Alemanha vencida e de novo encarregue de indeminizar e assegurar a reconstrução de outros países, não lhe é familiar?
Nos finais de Julho, em Potsdam, viria a realizar-se uma nova conferência que se revelou infrutífera:
- O clima tenso entre os Aliados fez renascer desconfianças face ao comunismo estalinista
Conclusão: "Se a história se repete, e o inesperado sempre acontece, quão incapaz precisa o homem ser de aprender com a experiência?"
( George Bernard Shaw - escritor e damaturgo irlandês)
Sem comentários:
Enviar um comentário