segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Palavras cruzadas - em conjunto com Joana Oliveira



Questões:

1. Facção maioritária do Partido Social-Democrata Russo; dirigido por Lenine, defendiam a luta de classes e impuseram a Ditadura do Proletariado.

2. A sua instituição deu-se no período do Comunismo de Guerra, sendo considerado o representante máximo do Proletariado; força política exclusiva.

3.Pseudónimo de Vladimir Ilitch Ulianov; liderou o Partido Comunista desde a sua fundação até 1924.

4. Primeira tentativa de revolução (1905); os liberais tentaram uma revolução, contudo a revolta popular foi esmagada pelas tropas fiéis: a 22 de Janeiro – cerca de 200 manifestantes foram mortos neste dia em frente ao Palácio de Inverno).

5. Desenvolvimento teórico e aplicação prática dos ideais de Marx e Engels na Rússia por Lenine.

6. Mês da revolução bolchevique – na qual foi derrubado o Governo Provisório.

7. Governo Provisório formado pelo Czar Nicolau II – os deputados eram figuras simbólicas; o governo continua despótico.

8.Conselhos de camponeses, operários, soldados e marinheiros da Rússia. Controlados pelos bolcheviques, apelavam à retirada da Rússia da I Guerra Mundial. Queriam o derrube do Governo Provisório e defendiam a colectivização da economia.

9.Medida do Comunismo de Guerra que permite a destruição do sistema capitalista e a colectivização da economia pela aniquilação da propriedade privada. O Estado dizia ser o gestor da totalidade dos bens colectivizados (era um meio, para atingir um fim).



2 comentários: